Agendamento de Despachos de Operações de Comércio Exterior via Portal Único

Desde o dia 24 de junho é possível agendar Despachos de Operações de Comércio Exterior por meio do Portal Único de Comércio Exterior. A iniciativa do Ministério da Economia é fruto de parceria entre as Secretarias de Comércio Exterior (Secex) e de Governo Digital (SGD) e tem por objetivo ampliar e simplificar o acesso dos cidadãos brasileiros aos serviços públicos digitais.

O novo serviço tem como público alvo os operadores de comércio exterior que necessitam de atendimento individualizado por técnicos da Subsecretaria de Operações de Comércio Exterior (Suext) da Secex para sanar dúvidas referentes a casos concretos envolvendo operações de exportação e importação.

O formulário eletrônico para a solicitação dos Despachos de Operações de Comércio Exterior encontra-se também disponível no Portal de Serviços do Governo Federal.

A ação visa proporcionar maior acessibilidade dos serviços públicos ao cidadão, ao mesmo tempo em que permite mais autonomia e transparência nos pedidos de agendamento dos despachos. Com a novidade, o interessado pode entrar diretamente no Portal Único, solicitar o atendimento e escolher a melhor data, de acordo com sua conveniência e a disponibilidade dos técnicos da Suext.

É possível, ainda, anexar documentos para subsidiar a análise do pedido e acompanhar o status da solicitação, sem necessidade do uso de qualquer outro meio de comunicação. Ao registrar a solicitação, o pleito é automaticamente direcionado à área responsável, conforme o assunto a ser tratado, encurtando caminhos e dando maior celeridade e efetividade na entrega do serviço.

Fonte: Siscomex

Deixe seu comentário