Despachos de Operações de Comércio Exterior: confira a agenda de 2022

Os Despachos de Operações de Comércio Exterior são encontros individualizados que podem ser agendados entre a Subsecretaria de Operações de Comércio Exterior (Suext) e empresas que operam no Comércio Exterior e precisam solucionar problemas concretos ou esclarecer dúvidas de situações cuja competência seja de responsabilidade do órgão.

As reuniões são presenciais e acontecem na sede da Suext, do Ministério da Economia (ME), localizada na Esplanada dos Ministérios, Bloco “J”, 4º andar, Sala 407.

Confira o calendário dos próximos atendimentos até abril de 2022:

Despachos de Operações de Comércio Exterior

Os agendamentos devem ser feitos no site do Siscomex, conforme orientação Ministério da Economia. Os Despachos de Operações de Comércio Exterior são realizados todas as quartas-feiras, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com duração aproximada de 30 minutos. Os atendimentos são individualizados e a solicitação deve ser enviada até a quarta-feira da semana anterior à data pretendida, e a resposta será dada até a sexta-feira que antecede esta data.

Como solicitar o despacho de operações de comércio exterior?

O usuário deve fazer um cadastro com login e senha no site do Siscomex e preencher o formulário disponível. A análise do pleito é realizada por um analista do ME. Em caso de indeferimento, será devolvido ao requisitante para correção. Se a solicitação for deferida, o usuário deverá seguir para a próxima etapa, que é o agendamento.

Como realizar o agendamento do despacho de operações de comércio exterior?

O usuário deve acessar o Portal de Serviços e escolher a opção “Minhas Solicitações”. Em seguida, consultar um calendário prévio que será apresentado e escolher dia e horário para agendar o atendimento no Órgão. O status da solicitação pode ser acompanhado no próprio site.

Como é feito o atendimento?

O requisitante deve comparecer na Suext e, para início do atendimento, é necessário apresentar um instrumento de representação, como procuração, contrato ou estatuto social. Após análise do caso concreto, o usuário deve acessar novamente o formulário e preencher a pesquisa de satisfação, finalizando o serviço.

Quais os documentos necessários?

Instrumento de representação da empresa, tais como procuração, contrato ou estatuto social, sem o qual não será permitida a sua participação.

Para mais informações:

Tel.: (61) 2027-7563

E-mail: suext.gabinete@economia.gov.br

Fonte: Siscomex

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